terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Do Rio de Janeiro ao Amazonas e Alto Madeira

Do Rio de Janeiro ao Amazonas e Alto Madeira
Itinerario e Trabalhos
Commissão de Estudos da Estrada de Ferro do Madeira e Mamoré
Impressões de Viagem
por
Um dos Membros
da Mesma Commissão
Rio de Janeiro
1885
'O navio que nos conduzia, o Espirito Santo mede 270 pés de comprimento
38 de bocca, 22 de pontal, 15 de calado, armado a patacho (tendo sido já
brigue) com machina de trezentos cavallos de força, carregando 400 tone-
ladas de carvão e 1999 toneladas de arqueação, tendo accomodações
para 100 passageiros de ré e 400 de prôa.
Custou à Companhia Brasileira de Navegação a Vapor a enorme soma de
700 contos de reis.
As rotações do helice regulou sempre entre 59 e 65 por minuto.
As margens do Madeira são verdadeiramente bellas; a natureza ahi se
apresenta em todo o explendor de vegetação.
Abundam as margens igualmente em mil qualidades de madeira destacando-se
o pau mulato, explendido e altaneiro arbusto, que em alguns lugares é preto,
em outros verde, escarlate mais claro, azul, etc. e em um só arbusto, que em
alguns lugares é preto e alguns há que na muda da casca apresentam em um só
arbusto todas essas cores reunidas, o que lhe dá uma beleza incrivel!
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O trecho do Livro acima, é do livro que cita a missão do irmão do meu avô
Arthur Indio do Brazil e Silva, Alfredo Indio do Brazil, morto às margens do Mamoré,
em 1883, e cujos ossos estão num ossário na Capela Mortuaria de Clarisse Indio do
Brazil e seu marido, no Cemitério São João Baptista, no Rio de Janeiro.
Um Beijo da Sempre Amiga Clarisse
(O Livro é Belissimo, e estou louca para que você arrange um tempinho para le-lo)

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